2 canais de ciência para acompanhar no Youtube

Não tão populares quando canais de beleza, DIY (faça você mesmo) ou aleatoriedades cômicas, os canais de ciência estão por aí, muitas vezes penando para se manterem, mas oferecendo conteúdos de qualidade para qualquer um que esteja disposto a aprender de uma forma diferente.

Eu não era muito fã de canais do Youtube até pouco tempo atrás, até que descobri alguns que realmente gosto de acompanhar. Por isso, resolvi trazer para vocês 2 dos canais que assisto com frequência e que gostaria que durassem por muito tempo. Vem comigo:

Nerdologia


O Nerdologia é, provavelmente, o mais popular canal de ciência do Brasil atualmente. Ele faz parte das produções da Amazing Pixels, que é a empresa dos fundadores do Jovem Nerd e outros influencers populares, como o Guga Mafra, do Gugacast. Eu já era fã do trabalho do Jovem Nerd, que fala sobre ciência em diversos episódios do Nerdcast, então quando soube que eles estariam lançando um canal no Youtube para falar exclusivamente sobre ciência fiquei muito empolgada. E mais ainda quando descobri que ele seria apresentado pelo Atila Iamarino, doutor em biologia e pesquisador com um carisma difícil de se encontrar por aí. A combinação era perfeita.

No início, os vídeos de Nerdologia tinham um caráter mais de curiosidade, explicando, por exemplo, os poderes de super heróis, se eles funcionariam na vida real ou não. Mas, com o tempo, outros temas foram surgindo. O Atila, que também é responsável por roteirizar os episódios (que vão ao ar toda quinta-feira), já falou sobre física, química, matemática, psicologia, biologia, história e outras disciplinas, sempre de forma clara e objetiva. Qualquer um pode assistir, aprender e se divertir, sem dúvidas.

Porém, uma notícia melhor ainda foi dada uns meses atrás: agora o Nerdologia tem episódios específicos sobre história toda terça-feira, com roteiro e apresentação pelo Filipe Figueiredo, professor de história e podcaster dono do Xadrez Verbal. Não raramente, o Atila apresenta um lado biológico e psicológico de um assunto e, logo a seguir, o Filipe apresenta o lado histórico do mesmo tema. Essa combinação é muito interessante e realmente vale uma espiada!

Arqueologia Egípcia


Um tanto mais específico que o Nerdologia, o Arqueologia Egípcia fala exatamente sobre o que seu nome sugere. Eu já comentei sobre o trabalho da Márcia Jamille quando divulguei minhas singelas contribuições para o site Arqueologia Egípcia (você pode ler clicando aqui). Acontece que o canal da Márcia é uma mina de ouro para quem gosta de arqueologia, mais especificamente a egípcia.

Nele, a Márcia, que é graduada e mestra em arqueologia pela UFS, prepara vídeos interessantíssimos contando aspectos da cultura egípcia do período faraônico, sempre com referências e análises bem-feitas. Ela também indica livros e responde as dúvidas dos leitores, incentivando o estudo na área, tudo em um cenário bonito e muita paciência.

A cada 1.000 novos inscritos no canal, a Márcia cria um vídeo especial comentando algum assunto grande da antiguidade egípcia. Já temos disponível um sobre arquitetura, outro sobre amuletos. E, em breve, ela deverá lançar o próximo, sobre joias.

Ela também analisa o Egito Antigo na cultura pop, como no vídeo que deixei acima, onde ela analisa a representação do Egito no novo Assassins Creed: Origins, além de em livros de ficção e outros tipos de materiais.

Vale a pena acompanhar o trabalho dela! E, se você gostar, não esqueça de ajudá-la através do Apoia.se do canal clicando aqui.


Espero que tenham curtido as sugestões! Se você ainda não acompanha este tipo de conteúdo e gostou, comenta aí embaixo! E se você conhece outros canais que valem a pena ser vistos, indica para mim que eu vou adorar! :)

Fonte da imagem: Freepik

Kawaii Box - The Cutest Subscription Box

arqueologia Arqueologia Egípcia ciência história Nerdologia youtube

Deixe uma resposta