Livro do mês: A Última Princesa, de Fábio Yabu

Gente! Fazia tempo que eu não ficava tão empolgada para ir para a universidade, haha. Sábado passado descobri que o Livro do Mês – evento mensal da Universidade de Passo Fundo (UPF) produzido pelo Mundo da Leitura em parceria com o curso de letras – seria “A Última Princesa”, do Fábio Yabu.

Conheci o autor a partir do Nerdcast e já tinha tido contato com textos dele em “Protocolo Bluehand” e “Branca do mortos e os 7 zumbis”. Não podia perder a chance de conhecer ele e pegar autógrafos, é claro! Então corri atrás do livro e, para minha surpresa, li inteiro numa noite.

Eu não tinha muita noção do que se tratava o plot do livro e essa acaba sendo a maior magia dele. Por se tratar de uma história infanto-juvenil, não coloquei muita expectativa de que seria um livro excelente. A parte boa de ser pessimista é que a gente se surpreende com bastante frequência, né? E foi o que aconteceu sobre “A Última Princesa”.

Não quero dar spoilers, mas o livro narra a história da uma princesa que, exilada de seu próprio país, sonha em voltar para casa e sofre de uma saudade intensa. Mesmo assim, nós sabemos que ela fez o certo e o exílio foi um preço muito baixo. Durante a narrativa conhecemos Alberto, o único personagem com nome próprio, um inventor que está determinado à criar uma máquina voadora – a Ave de Rapina – e levar nossa adorada princesa para casa.

O livro é bem curtinho, com 111 páginas apenas, com ilustrações muito bonitas no meio, e um final surpreendente. E é um livro que abre espaço para pesquisas próprias, mostrando que nem tudo é do jeito que pensamos. Realmente queria comentar mais sobre, mas qualquer coisa a mais que eu diga provavelmente vai dar spoiler sobre a história do livro, haha.

De qualquer forma, é uma leitura que vale a pena. O Brasil possui vários autores excelentes e Fábio Yabu está entre eles, sendo um autor eclético e com leituras para diversos gostos e faixas etárias. Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de conhecer ele, fazer perguntas na palestra e entender mais a mente criativa por trás de “A Última Princesa”. Abaixo, uma fotinho para registrar o momento (pena que a câmera do celular é horrível).

IMG_20160825_211954

E, mesmo estudando na UPF há mais de 5 anos, eu nunca tinha ido à palestra do Livro do Mês. Descobri que é uma oportunidade excelente e com certeza tentarei comparecer às próximas, aproveitando para também conhecer outras obras brasileiras excelentes.

Até mais!

 

história leitura pessoal recomendação

Deixe uma resposta