Maquiagem coreana no dia-a-dia

Hoje eu queria falar de um assunto que me empolga muito, e que tem feito minha cabeça nos últimos tempos. Desde que eu comecei a ver doramas, mais especificamente os doramas coreanos, venho me interessando cada vez mais pela cultura e pelo povo da Coreia do Sul.

Sei que para quem conheceu a cultura oriental a partir dos animes e mangás, como eu, normalmente temos uma ideia de como é a maquiagem das japonesas, já que é um tema abordado em mangás. Então, gostaria de mostrar um pouco sobre a maquiagem que as coreanas usam, comparando com o estilo das japonesas e com as próprias brasileiras, e nossa concepção de beleza, em contraparte as delas.

As coreanas prezam, acima de tudo, a pele. Para elas, ter uma pele lisa e brilhante é sinônimo de pele saudável.Tanto que a Coreia é o país onde surgiram os BB creams, os tão famosos cremes de tratamento da pele que possuem cor, como uma base mais “saudável”. A rotina diária de muitas coreanas é composta por camadas de produtos para a pele, desde serum (que é tipo uma aguinha hidratante), o pré-hidradante, hidratante, BB cream e, algumas vezes, em produções mais completas, base. E, mesmo parecendo que é muita coisa, eles deram um jeitinho de aprimorar os produtos para que sejam super finos e não interfiram uns com os outros. Sem esquecer que muitos desses produtos já possuem protetor solar, porque ganhar um bronze está fora de cogitação. Ter a pele branquinha é um costume coreano com valor histórico, porque antigamente ser moreno queria dizer que você era de classe mais baixa e trabalhava no campo. Diferente das japonesas, não vemos tribos urbanas utilizando o bronze para marcar presença.

A maquiagem para olhos mais popular é, sem dúvidas, é a Korean Line, que se trata de uma linha bem fininha de delineador, juntinha aos cílios superiores. Algumas vezes, nem isso é usado. Para fotos promocionais, divulgações de shows e revistas, é feita uma maquiagem mais elaborada, mas, normalmente, a Korean Line, um pouquinho de sombra marrom e máscara para cílios é o suficiente.

 

A rainha do Gyaru, Tsubasa, e uma menina coreana.

 
Acredito que a maquiagem para olhos é a que possui mais diferenças com a maquiagem japonesa. Mesmo as japonesas mais adultas usam mais maquiagem do que isso nos olhos, e o objetivo principal é deixar os olhos maiores. Nunca fui muito fã de como as gyaru tratam essa parte da maquiagem, por isso, talvez, a maquiagem coreana tenha me conquistado tanto. Ela é muito mais próxima do que a maioria de nós costuma usar diariamente: um lápis preto básico para o contorno dos olhos e máscara para cílios.

Uma grande particularidade da maquiagem coreana é que, quando se usa, o blush é bem fraquinho, esfumado e pouco aparente. O bronzer é muito mais utilizado em fotos promocionais e editoriais, raramente no dia a dia. Para os lábios, elas gostam de lip balms ou lip tints, que duram o dia todo, e dão pouca pigmentação. Raramente se usa uma aparência mais gloss, assim como glitters.

 

Outra coisa importante que aprendi com elas é que uma pele saudável é sempre muito mais bonita, e a maquiagem completa só vai ficar 100% se a pele estiver bem lisinha e com aspecto saudável. E, nada melhor que cuidar dela com um ou dois produtinhos a mais por dia do que encher de corretivos e bases quando for querer fazer uma produção mais perfeita, não é? Pode parecer bem básica, mas a maquiagem delas tem como objetivo valorizar as características naturais (ou não, elas são muito adeptas às cirurgias plásticas), e possuem uma aparência mais limpa, menos carregada, fator que separa completamente a maquiagem coreana da japonesa. Não se encontram muitas coreanas com cílios postiços (e quando se encontra, estão usando os bem básicos) e lentes coloridas, as favoritas das japonesas.

Deixo aqui um vídeo de uma maquiadora super famosa e legal lá da Coreia, que trabalha inclusive com pessoas famosas, e tem sua própria linha de maquiagem, a Jung Saem Mool. Assistam e entendam um pouco do que eu tentei explicar neste post.

 

 

Pretendo fazer alguns posts mais específicos adiante, mostrando algumas das minhas experiências com cosméticos orientais, as marcas mais famosas por lá e algumas técnicas utilizadas. Obrigada por ler até o final e até a próxima!

 

coreia do sul maquiagem

Deixe uma resposta